Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJES rejeita queixa-crime contra prefeito de Vitória

    A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por unanimidade, rejeitou a queixa-crime de calúnia apresentada por um líder comunitário contra o prefeito de Vitória. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (14).

    Nos autos, o chefe do Executivo municipal é acusado pelo líder comunitário de calúnia por registrar contra ele um boletim de ocorrência. Ainda de acordo com as informações do processo, o prefeito teria se sentido ameaçado após o representante da comunidade dizer, em reunião do Conselho Popular de Vitória, que “daria um tiro na cara do prefeito” e que o mesmo já havia realizado duas ameaças anteriores.

    Desta forma, o líder comunitário entrou com esta queixa-crime alegando que o prefeito imputou-lhe falsa ameaça de morte, razão pela qual solicitou o recebimento pelo TJES da ação e a consequente condenação do chefe do Executivo municipal.

    A defesa do prefeito alegou que o mesmo, ao registrar o boletim de ocorrência, apenas narrou os fatos ocorridos por temer por sua vida, dizendo ainda que em nenhum momento cometeu ato calunioso contra o líder comunitário.

    Em seu voto, o relator do processo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, citou o artigo 41 do Código de Processo Penal para elucidar os requisitos que devem estar presentes na denúncia e na queixa para que as mesmas possam ser aceitas.

    “Art. 41. A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol de testemunhas.”

    Assim, o magistrado ressaltou em seu voto que é imprescindível no crime de calúnia a comprovação do dolo específico baseado na vontade de atingir a honra do sujeito passivo com falsa denúncia de crime.

    “Logo, o referido boletim de ocorrência, seja em razão da narrativa dos fatos os quais lhe considerava perigosos, seja diante da intenção de utilizá-lo posteriormente para sua defesa em eventuais ações judiciais, em nenhum momento pode ser considerado como instrumento adequado para caracterizar o crime de calúnia”, sentenciou.

    Vitória, 14 de outubro de 2015.

    Processo nº: 0014415-67.2015.8.08.0000.

    Informações à Imprensa:

    Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES

    Texto: Leonardo Quarto/ Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

    Andréa Resende

    Assessora de Comunicação do TJES

    Tel.: (27) 3334-2261

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    www.tjes.jus.br

    • Publicações2368
    • Seguidores369
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjes-rejeita-queixa-crime-contra-prefeito-de-vitoria/242708555

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)