Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pleno do TJ diz que é inconstitucional PDU de Vila Velha

    O Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) decidiu, em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (19), que é inconstitucional a Lei Municipal nº 5.155/11, que dispõe de alterações no Plano Diretor Urbano de Vila Velha.

    À unanimidade, o Pleno seguiu o voto do relator da Ação de Inconstitucionalidade (Adin) nº 100110030515 , desembargador Carlos Simões Fonseca. Em 8 de março deste ano, o Pleno já havia decidido, liminarmente, suspender o PDU de Vila Velha. A votação desta segunda-feira foi em definitivo.

    Em suas alegações, o desembargador Carlos Simões Fonseca decidiu pela inconstitucionalidade da lei por entender que “a necessidade de participação popular na elaboração do Plano Diretor Urbano e suas posteriores alterações consiste em pressuposto estabelecido pelo constituinte estadual como forma de efetivação do princípio da democracia participativa.”

    Afirmou, ainda, que “deve ser assegurada a participação direta do povo e a cooperação das associações representativas em todas as fases do planejamento municipal. A supressão do princípio da democracia participativa no processo legislativo que resultou na Lei n.º 5.155⁄11, consiste em situação suficiente para inquiná-la de vício de inconstitucionalidade formal objetiva, posto que o PDU, e suas posteriores alterações, deve ser reflexo dos anseios e das necessidades dos munícipes, que têm o direito de externá-los por meio dos instrumentos de efetivação da democracia participativa, como é o caso da audiência pública.”

    Mais adiante, o desembargador informa que “a criação de Zonas Industriais em áreas de interesse ambiental, bem como a redução das áreas de preservação, consiste em verdadeiro retrocesso social, porquanto o direito ao meio ambiente ecologicamente saudável e equilibrado encontra-se expressamente previsto no art. 186, caput, da Constituição Estadual, que é simétrico ao art. 225, caput, da Constituição Federal.”

    Assessoria de Comunicação do TJES

    • Publicações2368
    • Seguidores369
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações250
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pleno-do-tj-diz-que-e-inconstitucional-pdu-de-vila-velha/100191900

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)